Pesquisar este blog

domingo, 28 de novembro de 2010

O perfil dos futuros bibliotecários.


Uma afirmação que gera um pouco de polêmica, ou um certo incômodo, para estudantes de Biblioteconomia de todo o Brasil é sobre o perfil desse estudante. Existe um pouco de preconceito sobre os estudantes que optam por Biblioteconomia, mas será que tudo é exagero?
É verdade que muitos optam pelo curso por ser mais "fácil" para conseguir entrar numa universidade, porém, há aqueles que conhecem e sabem o que querem para seu futuro. Uma verdade que não se pode esquecer de citar é que a maioria, pelo menos, quando começa a conhecer o que é a Biblioteconomia e o que ela pode ser, não contém o sentimento de se apaixonar pelo curso. Mas não se pode negar que há sim aqueles que passam por passar, os que não possuem um comprometimento ou não têm o perfil para bibliotecários contemporâneos. Aliás, um perfil que ainda está se moldando. Moldando-se porque a Ciência da Informação está diretamente ligada aos avanços tecnológicos que renovam-se todos os dias. Afinal, a quinta lei de Ranganathan pode ser interpretada desta maneira.
Quando a tecnologia começou a se integrar à Biblioteconomia, quando as bibliotecas deixaram de ser grandes depósitos de livros, o receito de alguns bibliotecários os cegaram para as inúmeras vantagens que essa nova ferramenta, a tecnologia, poderia acrescentar e contribuir para a evolução da nova ciência.
Imagino o olhar de um pai, uma mãe quando o filho(a) comunica a vontade por optar pela Biblioteconomia, lembro-me imediatamente do olhar da minha mãe, uma desconfiança e um momento de silêncio e depois a sugestão: " - É, depois é só mudar de curso."
Isso só reflete o pensamento que se tem sobre o perfil dos estudantes de Biblioteconomia. Uma imagem caricaturada de alunos medíocres e sem comprometimentos. Infelizmente, não se pode negar que alguns alunos são mesmo medíocres, mas existe um porém, o novo perfil do bibliotecário não admite mais esse tipo de estudante, o dinamismo e a necessidade de estar sempre atualizado com as novas tecnologias diferenciam os futuros profissionais da área.
A opção por Biblioteconomia, ou Ciência da Informação ainda pode até ser uma opção pouco popular e de desconhecimento e pouca inspiração por parte de candidatos a uma vaga numa universidade, mas com certeza ,quando eles começarem a conhecer a nova ciência e os caminhos que ela pode proporcionar na vida profissional desses estudantes, um sentimento de orgulho e amor encherá o ego e  o coração desses futuros bibliotecários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário