Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

A importância da preservação dos documentos para uma biblioteca

É muito comum encontrarmos documentos deestruidos pelo tempo e outros fatores em bibliotecas públicas. Porque isso acontece? Não existe pessoal suficiente para manter o acervo? Falta de interesse pelos bibliotecários? Acedito que não. Apesar de algumas vezes a decepção imperar, ao presenciar cenas de descaso promovidas por bibliotecários, acredito que a solução para o problema está em como dirigir o acervo.
Não é questão de intercâmbio, mas alguns documentos nem tem condições de comutação. O que os tornam sem importância. Tudo bem que serão analisados e depois de, sabe-se lá quanto tempo, terão seu fim. Mas o que assombra é o tempo gasto, ou melhor, o tempo que levam para tirar do acervo documentos que não tem condições de uso.
A ação do tempo e o próprio espaço reservado para guardar o acervo interferem em como e quanto tempo esse documento terá de vida útil.
Sem contar a ação, paradoxal, de usuários que riscam, dobram, rasgam e furtam os documentos. Com relação aos furtos, algumas bibliotecas tem sistemas que as protegem desses inconvenientes, mas ainda assim alguns documentos são rasgados, dobrados e etc. Mas, fora esse desagradável fator, muitos acervos estão ficando obsoletos. Parece uma contradição, mas digo obsoleto no sentido de que alguns dos documentos não tem condições de uso. É preciso rever alguns conceitos sobre manutenção de acervo para estarmos servindo melhor os usuários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário